Muitos aposentados e pensionistas acabam se tornando presa fácil dos bancos por não conhecerem essa informação.
Acompanhe o artigo até o final para ficar por dentro do assunto!
Você sabia que todos os beneficiários do INSS têm direito a uma conta benefício sem cobrança de taxa bancária e também a um cartão benefício?
Isso porque tais instituições financeiras participam de licitações para ganhar o direito de administrar a folha de pagamento de benefícios do INSS e por isso se comprometem a disponibilizar uma conta exclusiva para recebimento de benefício, liberando assim um cartão benefício, sem cobrança de taxas/tarifas bancárias.
Dessa forma, assim que o beneficiário consegue o seu benefício, o INSS o destina para um determinado banco, o qual é OBRIGADO a fornecer o cartão benefício.
O cartão benefício possui as seguintes características básicas:
- O banco não por cobrar tarifas de manutenção de conta;
- O valor do benefício só fica disponível por 3 meses, e se não for sacado nesse período, volta para o INSS;
- A conta é só para recebimento do benefício do INSS, não podendo receber depósitos ou transferências própria ou de terceiros;
- O cartão benefício também funciona na função de débito para compras;
No entanto, na prática, infelizmente, acontece o oposto disso. O banco obriga os beneficiários a abrir contas bancárias e empurram cartões, cheque especial, empréstimos consignados, muitas vezes, sem o beneficiário requerer, sendo isso um dos principais motivos só superendividamento dos aposentados, pensionista e recebedores de outros benefícios previdenciários.
Saiba mais sobre empréstimos consignados indevidos!
Importante esclarecer que, esse tipo de informação não é tão divulgada pelos bancos, pois não os beneficiam.
Por isso, a importância de acompanhar profissionais que trabalham na disseminação de conteúdos como esse que você está lendo agora.
Quer ajudar mais pessoas? Não deixe de compartilhar essa informação!!!