Ricardo Paulinelli, março 14, 2022.
Você já recebeu ou conhece alguém que já recebeu este tipo de mensagem?
Setor de qualidade do INSS? Juntamente com o Banco?
Pode isso produção?!?!?
O golpe está aí, cai quem quer!
É cada absurdo que aparece!
Nosso dever é compartilhar conteúdo informativo e que tem o objetivo de alertar as pessoas.
Nessa postagem queremos destacar esse tipo de prática abusiva que alguns bancos, até mesmo muitos conhecidos, que tentam ludibriar aposentados e pensionistas para fazer empréstimos consignados sem a pessoa saber que está fazendo empréstimo.
Isso é revoltante e merece ser combatido.
ENTENDA O GOLPE.
Na verdade, com esse tipo de mensagem, o banco está tentando atrair o cliente para contratar renovação de empréstimos consignados na modalidade de RMC (reserva de margens de cartão).
O banco atrai o cliente ao informar que é do “setor de qualidade do INSS” para gerar a ideia de que é o INSS que está entrando em contato. Com isso, muita gente acredita e cai no golpe pensando que está falando com funcionários do INSS.
Muitas vezes, o cliente, inocentemente, responde e encaminha todos os seus documentos pessoais, bem como manda foto selfie com documento, confirmando, sem saber, a contratação de empréstimos consignados.
O QUE FAZER PARA NÃO CAIR NO GOLPE.
Se o aposentado e pensionista não tiver boa leitura e não entender o que o banco está querendo, é aconselhável pedir a ajuda de uma pessoa de confiança para analisar e entender a proposta do banco.
Se não tiver um pessoa instruída mais próxima, é aconselhável pedir ajuda a um profissional especialista nesse tipo de demanda para explicar de fato qual é a intenção do banco.
CAI NESSE GOLPE! FIZ EMPRÉSTIMO SEM SABER, O QUE POSSO FAZER?
Se você caiu nesse golpe ou conhece alguém que caiu, é possível anular esse tipo de contratação de forma administrativa ou judicial.
Em ambos os casos será necessário provar que a pessoa foi enganada com esse tipo de mensagem, bem como provar que não sabia do que se tratava quando estava “contratando” esse tipo de empréstimo.
Se comprovada a má-fé do banco, o contrato será anulado e a pessoa enganada poderá ter eventuais parcelas restituídas em dobro, bem como poderá ser indenizada por danos morais.
Gostou desse conteúdo?
Deixe seu comentário e compartilhe esse conteúdo para que outras pessoas saibam mais sobre esse assunto e não caiam nesse tipo de golpe.