Paulinelli Advogados

BPC/LOAS para duas pessoas da mesma família. Será que é possível?

Sim! É possível! Leia o artigo até o final para entender melhor!

Se você está pensando em solicitar o benefício e tem dúvidas sobre a possibilidade de obtê-lo para mais de uma pessoa da mesma família, este post é especialmente para você! As informações apresentadas são de suma importância, aproveite!

Quem pode receber o benefício assistencial?

Para ter direito ao Benefício de Prestação Continuada oferecido pela Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS), a pessoa deve preencher alguns requisitos essenciais:

O benefício de prestação continuada ou o benefício previdenciário no valor de até 1 (um) salário-mínimo é concedido ao idoso igual ou acima de 65 (sessenta e cinco) anos de idade ou à pessoa com deficiência que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.

Além disso, é preciso comprovar renda familiar mensal per capita igual ou inferior a 1/4 (um quarto) do salário-mínimo

A pessoa que recebe o BPC pode trabalhar?

Em regra não.

Caso exerça atividade remunerada, o beneficiário terá o seu benefício suspenso. Salvo, na condição de aprendiz, hipótese em que irá receber, simultaneamente, o benefício assistencial pelo prazo máximo de 2 (dois) anos.

É o que diz o artigo 21-A§ 2º da Lei 8.742/93 (LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL):

§ 2º A contratação de pessoa com deficiência como aprendiz não acarreta a suspensão do benefício de prestação continuada, limitado a 2 (dois) anos o recebimento concomitante da remuneração e do benefício. (Incluído pela Lei n.º 12.470, de 2011).

Muito importante!

Finalmente, a pergunta que não quer calar…

É possível a concessão do BPC a mais de um membro da mesma família?

Desde a promulgação da LEI N.º 13.982, DE 2 DE ABRIL DE 2020, é possível a concessão do BPC a mais de um membro da mesma família, pois não mais será considerado para o cálculo os benefícios de até um salário-mínimo pago pelo INSS.

Em síntese, a análise do Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS) revela a importância crucial desse auxílio para as famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A possibilidade de concessão a mais de uma pessoa na mesma família representa um avanço significativo.



Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp
Chamar no Whatsapp
1
Como posso ajudar?
Paulinelli Advogados
Olá, tudo bem?
Deixe um breve resumo sobre do seu caso para um atendimento mais rápido.
Clique no botão abaixo.